Escola e demais redes de proteção: aproximações e atuações (im)possíveis?

Autores/as

  • Carolina Nascimento Dias
  • Raquel Souza Lobo Guzzo

Palabras clave:

Rede de Proteção. Infância e adolescência. Psicólogo Escolar. Vulnerabilidades.

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo apresentar e discutir as relações possíveis da Psicologia com a rede de proteção à criança e adolescência por meio do Projeto Ecoar (Espaço de Convivência Ação e Reflexão) e as possibilidades de mediação da escola com as demais redes de proteção. Foram realizadas ações com professores, gestores, crianças, famílias e profissionais da rede e produzidos diários de campo como fontes de informação sobre as ações. Cada diário de campo foi analisado indicando as distintas ações da Psicologia em unidades de sentido, buscando uma narrativa que incluísse a crítica ao contexto da rede e ao papel da Psicologia tendo a escola como referência. Como resultado ficaram evidentes diversas possibilidades de atuação da Psicologia Escolar diante desse cenário, desde que sejam adotadas práticas cooperativas que promovam a crítica à realidade vivida pelas crianças, isto é, ações que dialoguem com demandas da vida concreta.

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Publicado

2018-08-24

Cómo citar

Nascimento Dias, C., & Souza Lobo Guzzo, R. (2018). Escola e demais redes de proteção: aproximações e atuações (im)possíveis?. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(3), 1–17. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3061

Número

Sección

Artigos