Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei: permanência e evasão escolar

Autores/as

  • Dominique Costa Goes Piazzarollo
  • Lorena Rossi Fernandes
  • Edinete Maria Rosa

Palabras clave:

Adolescente em conflito com a lei. Liberdade assistida. Educação. Evasão escolar.

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo descrever trajetórias escolares de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em programas de liberdade assistida da Grande Vitória (ES), de modo a compreender processos de permanência e evasão escolar. Foram entrevistados cinco adolescentes evadidos da escola e cinco frequentando o ensino médio, sendo os dados textuais submetidos à análise de conteúdo. As trajetórias escolares revelaram escolas enfrentando desafios com relação à estrutura, violência e comportamentos disruptivos. Por outro lado, o discurso dos adolescentes destacou a importância da escola e mostrou o potencial protetivo desse contexto, especialmente quando estabelecidas interações sociais positivas. Foram encontradas dificuldades acadêmicas comuns ao público investigado, como reprovações, brigas e comportamentos disruptivos. De modo geral, a pesquisa enfatizou a complexidade do fenômeno investigado e, por conseguinte, mostrou que o enfrentamento da evasão escolar deve incluir ações em vários níveis, contemplando o estudante, a família, a escola e as políticas de educação do país.

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Publicado

2018-09-01

Cómo citar

Costa Goes Piazzarollo, D., Rossi Fernandes, L., & Maria Rosa, E. (2018). Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei: permanência e evasão escolar. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(3), 1–15. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3108

Número

Sección

Artigos