Movimentos de um movimento social nas redes digitais: lutas quanto à publicidade infantil

Autores/as

  • Mirian Raquel Mion
  • Inês Hennigen

Palabras clave:

Redes sociais digitais. Publicidade. Consumo. Infância.

Resumen

Apresentamos uma pesquisa que focalizou o surgimento e desdobramentos do “Movimento Infância Livre de Consumismo” (iniciativa de um grupo de mães ativistas que utilizam as redes digitais para difundir suas posições) cujo objetivo é analisar discursos produzidos quanto à relação criança e consumo. Concepções de Michel Foucault e a abordagem cartográfica (Kastrup, 2007), adequada quando se acompanham processos, foram nossas bases teórico-metodológicas. A análise de postagens em diferentes espaços virtuais nos permitiu identificar e discutir aqui algumas questões e linhas de luta: o alvo maior é a publicidade infantil, que deve ser regulada pelo Estado e não autorregulada pelo mercado; a condição de mães das integrantes, muito ressaltada, a querer denotar uma posição privilegiada de saber-poder em relação ao adequado à infância; e o emprego estratégico dos recursos da comunicação. Fechamos o artigo tecendo considerações sobre sua vontade de conduzir condutas, a não inclusão de outras vozes, e o uso paradoxal das estratégias da comunicação.

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Publicado

2018-10-31

Cómo citar

Raquel Mion, M., & Hennigen, I. (2018). Movimentos de um movimento social nas redes digitais: lutas quanto à publicidade infantil. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(4), 1–17. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3148

Número

Sección

Artigos