Psicologia na rua: delineando novas identidades a partir do trabalho com a população em situação de rua
Palabras clave:
População em situação de rua. Atuação do psicólogo. Saúde mental.Resumen
A existência de pessoas em situação de rua (PSRs) é um fenômeno social relacionado com a organização das cidades, especialmente nos centros urbanos industrializados, e com desigualdades historicamente construídas. Nesse contexto, a Psicologia também tem se mostrado um campo de saber-fazer conectado com os desafios dessa população, ainda que desafiada em sua forma tradicional de exercício profissional. A presente pesquisa objetivou compreender as práticas de psicólogos no trabalho com as PSRs na cidade de Fortaleza-CE. Orientando-se a partir da metodologia qualitativa crítica-compreensiva, a pesquisa evidenciou que, na perspectiva psicossocial, a atuação no contexto de rua dá lugar a processos de produção de saúde e subjetividades, construindo novas linguagens e novos territórios mediante as realidades específicas e as singularidades dos sujeitos. A Psicologia tem sido convocada a instalar-se como instrumento de saber-fazer peripatético e a rearranjar os settings a cada ato criativo de produção de vida, buscando superar a tecnificação do cuidado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492