O trickster malandro nas canções de Chico Buarque: um complexo cultural

Autores/as

  • Durval Luiz de Faria
  • Carlos Pedroso

Palabras clave:

Trickster. Malandro. Jung. Criatividade. Patologia.

Resumen

O objetivo deste artigo é delinear hipóteses sobre o papel do arquétipo do trickster, na forma de malandragem, na composição da identidade ou da psique do brasileiro, qual sua função, quais aspectos dele são construtivos e quais são destrutivos. Partimos da hipótese que o malandro é a expressão de um complexo cultural mais amplo que, segundo os pós-junguianos pode levar ao desenvolvimento da criatividade, mas também à patologia. O método utilizado foi o da Análise de Conteúdo de canções de Chico Buarque que falam sobre o malandro, suas características e seus sentidos, na transformação da cultura brasileira. Os resultados sugerem que o trickster malandro aparece nos primórdios do Brasil, tanto nas classes favorecidas como nas mais pobres. Sua presença levou o brasileiro a desenvolver formas de ludibrio e esperteza, à sagacidade e à coragem. Mas seu aspecto destrutivo levou também, nos tempos de hoje, a formas psicopáticas de atuação, como a corrupção e outras desordens éticas.

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Biografía del autor/a

Durval Luiz de Faria

Professora

Publicado

2020-06-15

Cómo citar

de Faria, D. L., & Pedroso, C. (2020). O trickster malandro nas canções de Chico Buarque: um complexo cultural. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(4), 1–12. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3850

Número

Sección

Artigos