O papel das praças para o envelhecimento ativo sob o ponto de vista dos especialistas

Autores/as

  • Eduardo Alexandre Ribeiro da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gleice Azambuja Elali Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

idosos, Psicologia Ambiental, interação social, praças, ambiente construído.

Resumen

Estudos que investigam o comportamento humano em espaços abertos ressaltam que estar ao ar livre favorece o bem-estar físico e mental, refletindo positivamente na saúde e na qualidade de vida, notadamente dos idosos, devido à variedade de estímulos e às oportunidades de socialização oferecidas por esses ambientes. A fim de investigar o papel das praças públicas para o envelhecimento ativo, foi realizado um painel de experts, em que sete profissionais que trabalham com idosos na cidade de Natal/RN foram entrevistados. O roteiro de entrevista envolveu temas ligados ao envelhecimento ativo, socialização e suporte ambiental. As respostas foram trabalhadas por meio da análise de conteúdo e indicaram que os especialistas consideram as praças locais com grande potencial para a promoção do envelhecimento ativo, desde que disponham dos elementos que ofereçam o suporte necessário à permanência de idosos nela.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Alexandre Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicólogo. Mestre em Ciências Ambientais. Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gleice Azambuja Elali, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga, Arquiteta, Profa. Dra. Pós-Graduação em Psicologia e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2016-05-12

Cómo citar

Ribeiro da Silva, E. A., & Elali, G. A. (2016). O papel das praças para o envelhecimento ativo sob o ponto de vista dos especialistas. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 382–396. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Ribeiro%20da%20Silva%2C%20Elali

Número

Sección

Artigos