Violência entre parceiros íntimos e uso de álcool: estudo qualitativo com mulheres da cidade de Juiz de Fora-MG
Palabras clave:
Violência entre parceiros íntimos, Consumo de álcool, mulheres.Resumen
O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre o consumo de álcool e a ocorrência de violência entre parceiros íntimos através do ponto de vista das mulheres vítimas de violência. Foi usada a técnica de análise temática de conteúdo proposta por Bardin, aplicada nos relatos de 15 mulheres que declararam vitimização pelo parceiro através do preenchimento de uma escala padronizada para avaliar essas condutas (CTS2- Revised Conflict Tactics Scales). Essa amostra é proveniente de um levantamento domiciliar probabilístico e os relatos foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados destacam o discurso, por parte das mulheres, de culpabilização da bebida além da influência do álcool para modificações nos aspectos comportamentais e psicológicos do agressor. É interessante ressaltar que a maioria das mulheres apesar de acreditarem na interferência do álcool nos episódios de violência não relatou consumo do companheiro, ou seja, nos episódios de violência os companheiros não estavam alcoolizados.
Palavras-chave: violência entre parceiros íntimos; consumo de álcool; mulheres
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492