A respeito do conceito de experiência na Clínica da Atividade

Autores/as

  • Charis Telles Martins da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4)
  • Fernanda Spanier Amador Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palabras clave:

Clínica da Atividade, Atividade, Experiência.

Resumen

O presente artigo aborda os conceitos de atividade e de experiência no escopo da chamada Clínica da Atividade, perspectiva desenvolvida pelo francês Yves Clot, entre outros pesquisadores. Primeiramente, são apresentadas as principais concepções da Clínica da Atividade, as quais se dão a partir da consideração do trabalho enquanto atividade. Expõe-se, em seguida, um rastreio da maneira com que o conceito de experiência se apresenta nos escritos da Clínica da Atividade, demonstrando-se que a concepção de experiência encontrada nos estudos de Clot é fortemente influenciada pelas contribuições teóricas do estudioso russo Lev Vigotski. Empreende-se, então, uma discussão a respeito dos limiares conceituais entre atividade e experiência, buscando, com isso, abrir linhas de expansão conceitual e metodológica no campo das Clínicas do Trabalho. 

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Biografía del autor/a

Charis Telles Martins da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4)

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Servidora do Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4).

Fernanda Spanier Amador, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Psicóloga, Doutora em Educação (UFRGS), professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e Institucional, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2018-06-26

Cómo citar

Telles Martins da Rocha, C., & Spanier Amador, F. (2018). A respeito do conceito de experiência na Clínica da Atividade. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(2), 1–15. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e2642

Número

Sección

Revisão Crítica de Literatura