Formação acadêmica e atuação do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social
Palabras clave:
Psicologia social, Assistência social, Formação acadêmica do psicólogo, Subjetividade.Resumen
Este artigo investigou relações entre formação acadêmica em Psicologia e demandas de trabalho de psicólogos na Assistência Social. Desenvolveu-se revisão de literatura sobre o histórico da Psicologia no Brasil, a formação acadêmica e a atuação do psicólogo na Assistência Social e resgataram-se resultados de uma pesquisa realizada com profissionais de CRAS. Os materiais analisados foram produzidos a partir de um grupo de reflexão e examinados segundo o referencial da Análise Institucional do Discurso. Evidenciou-se estar a Psicologia em fase de construção de sua prática nesta Política, pautando-se ainda em modelos utilizados em outros contextos - particularmente, o clínico. Tal fato sinaliza o descompasso vigente entre formação acadêmica, demandas concretas e desafios neste campo. Torna-se importante: proceder revisões curriculares articulando teoria e prática, ampliar a discussão sobre atuação interdisciplinar e redimensionar o conceito de subjetividade, com vistas a ratificar a posição da Psicologia como ciência e profissão comprometida com questões sociais.
Palavras-chave: psicologia social; assistência social; formação acadêmica do psicólogo; subjetividade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492