PETISMO E ANTIPETISMO EM RELATOS DE SIMPATIZANTES DA DIREITA NA INTERNET

Autores/as

  • Pedro de Oliveira Filho Universidade Federal de Campina Grande
  • Giulliany Gonçalves Feitosa Universidade Federal da Paraíba
  • Caio Cesar Winker e Silva Universidade Federal de Campina Grande

Palabras clave:

Antipetismo. Discurso. Identidade.

Resumen

Desde junho de 2013, a polarização política no Brasil aumentou consideravelmente e teve como ponto alto as grandes mobilizações de grupos antipetistas em 2015 e 2016. Este estudo teve como objetivo compreender como se constrói a identidade dos petistas e dos antipetistas em relatos de simpatizantes da direita na internet. Para isso foram analisados, com o uso do método de análise de discurso desenvolvido pelos teóricos da psicologia social discursiva, comentários em resposta às postagens do jornalista Reinaldo Azevedo, um jornalista assumidamente conservador. Observou-se que a desonestidade, o comunismo e a psicopatologia são traços centrais na identidade petista construída pelos antipetistas. Dois discursos constituem seus relatos, o discurso liberal que advoga as virtudes do livre mercado e o discurso da extrema-direita norte-americana para o qual o anticomunismo é um tema central.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro de Oliveira Filho, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor (Associado 2) no curso de psicologia da Unidade Acadêmica de Psicologia da UFCG, colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saude da UEPB. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, retórica, racismo, processos identitários, política e saúde mental.

Publicado

2019-06-24

Cómo citar

de Oliveira Filho, P., Feitosa, G. G., & Winker e Silva, C. C. (2019). PETISMO E ANTIPETISMO EM RELATOS DE SIMPATIZANTES DA DIREITA NA INTERNET. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(2), 1–13. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3131

Número

Sección

Artigos