Psicólogo escolar: fortalecendo a participação da família na escola
Palabras clave:
Psicólogo Escolar, Família, Escola, FortalecimentoResumen
Esta pesquisa investigou alguns elementos que promovem ou dificultam a participação da família na escola. Participaram uma professora, um avô e uma mãe, e os resultados encontrados que fortalecem a relação família e escola, foram: (a) utilização de ferramentas da internet para transpor os espaços físicos da escola; (b) aproximação da/interação com a família do aluno; (c) conversas/diálogos com os pais sobre o desenvolvimento dos filhos em âmbito integral. Com relação aos fatores que impedem a participação da família na escola, observou-se que: (a) as reuniões acontecem em horário administrativo; (b) a escola desconhece a realidade da família; (c) os pais têm pouco envolvimento com o processo de desenvolvimento dos filhos. Em geral, constatamos que as estratégias de intervenção que visam a aproximação da família à escola devem ser permeadas por espaços que assegurem diálogo e fortalecimento das relações.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492