Trajetórias Sociais: processo de intervenção com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas
Palabras clave:
Medida socioeducativa, Trajetórias Sociais, Estratégia de intervenção, Psicologia Social.Resumen
Com o objetivo de possibilitar um espaço de escuta e reflexão sobre as trajetórias de vida de jovens em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, este trabalho apresenta uma experiência de intervenção desenvolvida por meio da proposta da construção das Trajetórias Sociais. Trata-se de uma experiência desenvolvida ao longo de um estágio em Psicologia, em um Centro de Referências Especializado em Assistência Social–CREAS. O mesmo foi desenvolvido com dois jovens em cumprimento de medida socioeducativa, por meio de atendimentos psicossociais. A proposta de construção das Trajetórias Sociais, configurou-se enquanto uma ferramenta de complementação aos respectivos atendimentos. A construção das mesmas possibilitou compreender os vínculos entre a história pessoal, familiar e social dos sujeitos, bem como compreender as múltiplas determinações que permeiam as ações humanas. Em relação aos jovens, identificou-se que as Trajetórias Sociais proporcionaram uma experiência de reflexão sobre as suas trajetórias de vida.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492