O Pólo de Estudos Gestálticos como espaço de tecitura entre ensino, pesquisa e extensão: uma psicologia que se faz no feminino
Palabras clave:
Ciência no Feminino, Abordagem Gestáltica, ensino, pesquisa, extensãoResumen
Neste artigo, temos o intuito de apresentar o Pólo de Estudos Gestálticos, grupo de estudos que se faz constituído por três projetos de extensão: “Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas”, “GAPsi, – Grupos de Apoio Psicológico”, “COMtextos: Arte e Livre Expressão na Abordagem Gestáltica” e o projeto de pesquisa “Versões do sofrimento psíquico construídas por jovens na contemporaneidade: articulações entre a Teoria Ator-Rede e a clínica gestáltica”. Valendo-nos da metáfora da tecitura, vamos tecer juntas esse espaço que chamamos de Pólo, onde cada um dos nossos fazeres é representado por um tipo de linha, costurando-os entre ensino, pesquisa e extensão a partir de uma psicologia que se faz no feminino. Apoiadas em Annemarie Mol, Laura Perls, Fritz Perls, Paulo Freire, entre outras(os), além das nossas experiências, propomos aqui artesanalmente construir um modo coletivo de resistir aos padrões rígidos da academia, a partir de um fazer cuidadoso, situado, implicado e sensível.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492