Entre apagamentos e afirmações: reposicionamentos do trabalho e da deficiência

Autores/as

Palabras clave:

Deficiência. Reforma trabalhista. Modelo social da deficiência

Resumen

O artigo objetiva discutir efeitos da reforma trabalhista no Brasil, em 2017, na relação deficiência e trabalho. Adotamos como questões: Quais são os reposicionamentos que a multifuncionalidade do trabalhador, marca da especialização flexível, coloca para o modelo social da deficiência? E quais reposicionamentosestão colocados com o modelo social da deficiência, nas pistas de Débora Diniz, Marcia Moraes e Anahi Mello?Com base numa pesquisa documental e bibliográfica, colocamos em cena o apagamento do trabalho no cenário brasileiro atual, com as leituras de David Harvey e Ricardo Antunes.A Carteira de Trabalho foi tomada como um analisador, pela escrita de Simone Guedes.A condição de contribuinte passa a ser determinante com a versão digitalnas pactuações e contratações de trabalho, cada vez mais precárias.Junto com a “pejotização”, cresceo trabalho informal e a marca do trabalho doméstico: a invisibilidade.O que apagamos e afirmamos com nossas escritas de pesquisa?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maudeth Py Braga, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda em Psicologia / UFF.

Marcia Oliveira Moraes, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Psicologia / UFF. Doutora em Psicologia Clínica pela Puc-SP. Pesquisadora Cnpq / Bolsista Faperj Cientista do Nosso Estado.

Publicado

2021-09-23

Cómo citar

Braga, M. P., & Moraes, M. O. (2021). Entre apagamentos e afirmações: reposicionamentos do trabalho e da deficiência. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(3), 1–11. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3914

Número

Sección

Dossiê temático: Pesquisar COM: feminino e feminismos na ciência