Autopercepção dos profissionais do sistema socioeducativo do Distrito Federal/Brasil a partir de um processo de formação sobre drogas e direitos humanos

Auteurs-es

  • Tayane Medeiros de Oliveira
  • Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
  • Daniela Ketlyn Porto de Souza
  • Flávia Virgínia de Lima Souza
  • Andrea Donatti Gallassi

Mots-clés :

Autopercepção. Sistema socioeducativo. Capacitação profissional. Álcool e outras drogas.

Résumé

Introdução: o atendimento de adolescentes em conflito com a lei torna-se mais desafiador quando estes usam drogas. Objetivo: descrever a autopercepção dos profissionais do Sistema Socioeducativo sobre capacitações, condições de trabalho, rede de apoio e satisfação pessoal e profissional no acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa que usam drogas. Método: estudo transversal a partir de um curso de formação sobre drogas e direitos humanos para profissionais do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal/Brasil. Resultados: a maioria recebeu treinamento sobre drogas (56,7%), realiza atendimentos (86,7%), mas não se sente capacitada (85,4%); desempenho profissional (43,6%) e realização pessoal (48,7%) considerados bons; espaço físico (48,7%), relação entre unidades (44,7%) e satisfação com o trabalho (42,3%) considerados razoáveis; disponibilidade de materiais (42,5%), quantidade de profissionais (38,2%) e relação com a comunidade (29,3%) considerados muito ruins. Considerações finais: capacitações são importantes e o método utilizado deve ser capaz de impactar a atuação do profissional no trabalho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-10-01

Comment citer

Medeiros de Oliveira, T., de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva, M., Ketlyn Porto de Souza, D., Virgínia de Lima Souza, F., & Donatti Gallassi, A. (2018). Autopercepção dos profissionais do sistema socioeducativo do Distrito Federal/Brasil a partir de um processo de formação sobre drogas e direitos humanos. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(4), 1–15. Consulté à l’adresse http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3204

Numéro

Rubrique

Artigos