Como fazer a diferença? Relato de uma intervenção em psicologia organizacional realizada por uma empresa júnior em um hospital filantrópico

Auteurs-es

  • Joelma Cristina Santos Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG
  • Ana Virgínia Carvalho Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG
  • Bianca Ferreira Rodrigues Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG
  • Bruna Hortência da Silva Morais Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG

Mots-clés :

Diagnóstico Organizacional, Treinamento de Pessoal, Empresa Júnior.

Résumé

Este artigo traz o relato de uma intervenção em Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizada pela Perfil, empresa júnior do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), num hospital filantrópico. Para isso, foi realizado um diagnóstico organizacional, por meio de grupos focais, com os funcionários e entrevistas com os gestores da instituição, de modo a se identificar necessidades de intervenção e perspectivas que não apareceram na demanda inicial. As ações interventivas tiveram como base a teoria motivacional de Abraham Maslow, além de conceitos sobre liderança, comunicação interna e feedback. Este trabalho ressalta a pertinência de se dar maior visibilidade às atividades desenvolvidas pelas empresas juniores para o público não-acadêmico, valorizando o conhecimento produzido dentro da academia em intercâmbio com o mercado de trabalho, e procurando demonstrar como é possível uma iniciativa de Psicologia Organizacional e do Trabalho fazer a diferença numa instituição de saúde.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

Santos, J. C., Carvalho, A. V., Rodrigues, B. F., & Morais, B. H. da S. (2014). Como fazer a diferença? Relato de uma intervenção em psicologia organizacional realizada por uma empresa júnior em um hospital filantrópico. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 8(2), 186–193. Consulté à l’adresse http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/531

Numéro

Rubrique

Artigos