Inserção de alunos em empreendimento solidário na educação integral para o desenvolvimento local
Mots-clés :
Educação Integral, Educação Econômica, Economia Solidária, Empoderamento, Desenvolvimento Local.Résumé
Este artigo refere-se a uma pesquisa que visou fundamentar uma metodologia de formação para a implementação de uma educação econômica no contexto da educação integral, instituída pelo Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010, que dispõe sobre o Programa Mais Educação, de âmbito nacional. Suas reflexões estão baseadas em pesquisa realizada para o mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA. Vinculada à área de Educação, propõe uma inovação social, aprimorando uma formação já oferecida em uma escola pública de Belo Horizonte, de 2009 a 2012. A pesquisa de campo abrangeu pesquisador, gerências e professores comprometidos com a educação integral, e lideranças do Movimento da Economia Solidária. A apropriação dos resultados apoiou-se na análise do discurso segundo Pêcheux (1997). Formulou-se um produto técnico, na forma de uma metodologia de formação para adolescentes na educação integral, visando constituir um empreendimento pautado nos princípios da Economia Solidária. A proposta, estruturada numa sequência de oficinas que privilegie a inserção dos alunos nas comunidades vizinhas à escola, busca o empoderamento comunitário e o desenvolvimento local.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Déclaration de l'originalité et de subvention du droit d'auteur
Je déclare que les travaux soumis à la revue Pesquisas e Práticas Psicossociais du Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP), de l'Université Fédérale de São João del Rei (UFSJ), n'a pas été publiée auparavant et je m'engage à ne pas le soumettre à une autre publication au cours du processus d'évaluation ou après avoir été publiée par cette revue.
Je déclare que l'œuvre est originale et que son contenu est le résultat de ma contribution intellectuelle. Toutes les citations et les références aux documents déjà publiés sont identifiés par leurs crédits et sont inclues dans les références avec les autorisations des titulaires de droits d'auteur.
J'attribue les droits d'auteur à la revue Pesquisas e Práticas Psicossociais et je prends la responsabilité en cas de réclamations et procédures relatives aux droits de propriété intellectuelle, en dégagéant de toute responsabilité l'Université Fédérale de São João del Rei.
Si l'article est approuvé, j'autorise la revue Pesquisas e Práticas Psicossociais, de le modifier, de l'afficher et de le distribuer au Brésil et à l'étranger, sur Internet ou dans d'autres médias.
XX Je suis d'accord et j'accepte les termes de cette déclaration.
Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São João del Rei
Praça Dom Helvécio 74, Campus Dom Bosco
CEP: 36301-160 São João del-Rei, Minas Gerais,
E-mail: ppp_lapip@ufsj.edu.br
Téléphone: (32) 3379-2492