Atenção psicossocial a homens autores de violência conjugal contra a mulher: uma construção participativa.
Mots-clés :
Educação psicossocial, Metodologia participativa, Homens autores de agressão conjugal.Résumé
O presente artigo apresenta a elaboração de uma metodologia de intervenção desenvolvida durante um projeto de educação e atenção psicossocial com homens autores de violência conjugal que foram autuados pela Lei Maria da Penha. Esta atividade consiste no suporte ao Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor (SARE), criado para o cumprimento das prerrogativas da Lei Maria da Penha. O projeto ancorou-se nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Libertadora. A partir dos princípios norteadores da proposta, foram desenvolvidos os encontros com os homens, nos quais se privilegiou um espaço de vinculação, dialogicidade e construção conjunta. Foram elaboradas, como resultados do projeto, estratégias metodológicas participativas de intervenção, para homens autores de agressão conjugal, que possibilitaram a reformulação dos sentidos de masculinidade, gênero e relação conjugal. Os dados construídos nesta experiência podem se constituir em aporte metodológico para intervenções posteriores e para reflexões sobre políticas públicas nessa temática.
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