Existencialismo e o campo político carioca (1945-55): um olhar fenomenológico-ator-rede

Auteurs-es

  • Rodolfo Rodrigues de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Centro Universitário Celso Lisboa (UCL)

Mots-clés :

existencialismo, teoria ator-rede, fenomenologia, Rio de Janeiro

Résumé

O artigo apresenta a chegada do existencialismo de Jean-Paul Sartre ao Rio de Janeiro, então capital nacional, entre os anos de 1945 e 1955. O olhar para o tema se constrói pela conexão entre diferentes narrativas encontradas em dois jornais cariocas, A Manhã e Última Hora, em uma perspectiva que conjuga as propostas da fenomenologia como intencionada por Sartre e a Teoria Ator-Rede. Em especial, contam-se as histórias que conjugam o existencialismo e o campo político, arena de intensas disputas, sobretudo em função de um temor em relação ao comunismo. Da sucessão de narrativas, emerge uma compreensão da apropriação do pensamento do filósofo francês no país, permitindo entrever características locais imiscuídas nos textos jornalísticos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rodolfo Rodrigues de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Centro Universitário Celso Lisboa (UCL)

Doutorando em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ), mestre pelo mesmo programa (2015). Graduei-me em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2009) e fiz especialização em Psicologia Clínica na Abordagem Fenomenológico-Existencial pelo Instituto de Fenomenologia-Existencial (2013). Atualmente, sou professor na graduação de Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa, pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e psicólogo clínico em consultório particular. Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em clínica, subjetividade e psicologia social e jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica na abordagem fenomenológico-existencial, teoria ator-rede, psicologia social. Pesquisador associado à ABRAPSO.

Téléchargements

Publié-e

2021-09-22

Comment citer

Souza, R. R. de. (2021). Existencialismo e o campo político carioca (1945-55): um olhar fenomenológico-ator-rede. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(3), 1–16. Consulté à l’adresse http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3549

Numéro

Rubrique

Artigos