Curso de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas: considerações acerca das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Maria Paula Naves Vasconcelos
  • Cássia Beatriz Batista
  • Valéria Angelo de Carvalho Silva
  • Marcelo Dalla Vecchia
  • Filippe de Mello Lopes

Resumo

Relatam-se aspectos da experiência desenvolvida junto de dois grupos de participantes do Curso de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas, do CRR-UFSJ. Os grupos são compostos por lideranças comunitárias, trabalhadores e agentes de São João del-Rei e região, aos quais foi oferecida instrumentalização e reflexão acerca da temática. Foram adotadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem como modo de operacionalizar a proposta da educação permanente, utilizando-se de aulas expositivo-dialogadas, técnicas de grupo, discussões, exibição de vídeos, indicação de leituras e atividades de campo a serem feitas no cenário de práticas. O relato diz respeito ao primeiro módulo do curso, composto por aula inaugural e três encontros com cada grupo, ocorridos de setembro a novembro de 2015. Foram observados relatos de mudanças de concepções e atuação no campo de álcool e outras drogas, bem como esforços de multiplicação, pelos cursistas, da aprendizagem.

Palavras-chave: Álcool e outras drogas, Atenção psicossocial, Metodologias ativas de ensino-aprendizagem, Formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Paula Naves Vasconcelos, M., Beatriz Batista, C., Angelo de Carvalho Silva, V., Dalla Vecchia, M., & de Mello Lopes, F. (2016). Curso de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas: considerações acerca das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 11(3), 702–715. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/1967

Edição

Seção

Artigos