Comunicação e(m) saúde: relato de experiência com trabalhadores da saúde
Palavras-chave:
Educação em saúde. Comunicação. Pessoal da saúde.Resumo
A educação em saúde é um processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado. O objetivo deste trabalho foi relatar a realização de oficinas sobre a comunicação entre profissional de saúde e usuário e humanização no trabalho. Para tanto, foram realizados cinco encontros com dez profissionais, que atuam na área de Saúde da Mulher em uma Unidade Básica de Saúde no RS, por meio de oficinas. As temáticas evidenciadas relacionam-se a dificuldades no contexto de trabalho (falta de espaços de troca entre os profissionais e de apoio da alta gestão, burocracia do sistema) e a dificuldades na relação com as usuárias (atitude passiva e problemas na comunicação). A partir disso, elaborou-se uma cartilha para qualificar a comunicação entre profissional e usuário. Constatou-se também a importância da construção de espaços de interação entre a equipe de profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492