Consumo, Mídia e Identidade Juvenil Emocore
Palavras-chave:
identidade juvenil, Emocore, música, consumismo.Resumo
A identidade juvenil Emocore, que emergiu nos anos 2000, se mostra diferente da proposta do movimento musical surgido em meados da década de 1980. O emo atual se utiliza de apetrechos estéticos e comportamentais, sendo assim identificado e rotulado na sociedade contemporânea. Com isso, o estudo objetivou analisar a construção dessa identidade juvenil como produto de consumo da indústria midiática e fonográfica, que, ao oferecer uma proposta de identificação, vendia todo um estilo de vida adolescente. A partir da fala dos jovens entrevistados, sendo parte deles ex-emos e outros não identificados com o grupo, mas somente adeptos da estética, foi possível observar que a moda emo ou “emodinha” se fez valer entre os jovens, existindo tempo suficiente para ser consumida como proposta identitária, fluida e passível de novas possibilidades juvenis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492