Consumo, Mídia e Identidade Juvenil Emocore

Autores

  • Luciana Rodrigues Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Herculano Ricardo Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Palavras-chave:

identidade juvenil, Emocore, música, consumismo.

Resumo

A identidade juvenil Emocore, que emergiu nos anos 2000, se mostra diferente da proposta do movimento musical surgido em meados da década de 1980. O emo atual se utiliza de apetrechos estéticos e comportamentais, sendo assim identificado e rotulado na sociedade contemporânea. Com isso, o estudo objetivou analisar a construção dessa identidade juvenil como produto de consumo da indústria midiática e fonográfica, que, ao oferecer uma proposta de identificação, vendia todo um estilo de vida adolescente. A partir da fala dos jovens entrevistados, sendo parte deles ex-emos e outros não identificados com o grupo, mas somente adeptos da estética, foi possível observar que a moda emo ou “emodinha” se fez valer entre os jovens, existindo tempo suficiente para ser consumida como proposta identitária, fluida e passível de novas possibilidades juvenis. 

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Biografia do Autor

Luciana Rodrigues Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Herculano Ricardo Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Professor Doutor, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UFRN.

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Publicado

2014-12-05

Como Citar

Bezerra, L. R., & Campos, H. R. (2014). Consumo, Mídia e Identidade Juvenil Emocore. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 9(1), 39–49. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/827

Edição

Seção

Artigos