“A graça entre os homens”: discutindo a (des)aparição feminina nas capas de Você S/A

Autores

  • Fabiane Langon Lorenzi UFRGS
  • Inês Hennigen UFRGS

Palavras-chave:

Gênero, Mídia, Subjetividade, Análise de Discurso, Foucault.

Resumo

Neste artigo, a partir do desconforto gerado pela constatação da quase inexistência de mulheres em capas da revista de negócios Você S/A (entre janeiro de 2012 e julho de 2013, somente uma traz uma especialista mulher), busca-se problematizar as discursividades relacionadas à forma como a mulher é apresentada como executiva, articulando a discussão à questão de gênero. Percebe-se, a partir de uma análise de discurso na perspectiva foucaultiana, que a ideia de “natureza feminina” permanece sendo colocada em pauta, indicando que mulheres e homens possuiriam características diferentes, inatas. Operando com base nesse pressuposto, nessa revista a medida de comparação das ditas características femininas passa pelo homem e posiciona a mulher entre lugares de fragilidade, sensibilidade, falta e sedução. Tecemos considerações sobre a importância política de seguir discutindo as “novas-velhas” roupagens das construções midiáticas sobre as mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Langon Lorenzi, UFRGS

Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já trabalhou com orientação de carreira e atendimento clínico. Em sua pesquisa de mestrado, indagou sobre a figura do empreendedor, entendendo que é uma posição de sujeito produzida na contemporaneidade.

Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Inês Hennigen, UFRGS

Doutora em Psicologia pela PUCRS, Professora adjunta na graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional na mesma Instituição. Atualmente, desenvolve e orienta estudos no âmbito de duas linhas de pesquisa: Mídia e Tecnologias: modos de subjetivação, processos de exclusão/inclusão social, e Psicologia social e a questão do consumo no contemporâneo: discursos, políticas e implicações subjetivas.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Langon Lorenzi, F., & Hennigen, I. (2016). “A graça entre os homens”: discutindo a (des)aparição feminina nas capas de Você S/A. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 301–312. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Langon%20Lorenzi%2C%20Hennigen

Edição

Seção

Artigos