Resistências à precarização no trabalho docente: posicionamentos teóricos e metodológicos
Palavras-chave:
trabalho docente, análise da atividade, psicologia do trabalho, metodologia – psicologia.Resumo
O artigo objetiva contribuir com o desenvolvimento teórico e metodológico no campo do trabalho em educação. Discute a situação dos professores com contratos de prestação de serviço temporário, destacando a importância dos docentes analisarem coletivamente os diferentes modos como empreendem sua atividade de trabalho na perspectiva da produção de autonomia e criação. Os recursos metodológicos propostos apoiam-se em conceitos e princípios preconizados na Ergologia e na Clínica da Atividade. Considera-se que o método é resultado de uma construção conjunta com aqueles que demandam a transformação das escolas em seu próprio fazer cotidiano, produzindo inflexões no que tenta paralisar e limitar a inventividade no trabalho. Nesse sentido, trata-se de atuar na contramão dos processos de precarização do trabalho, indagando o que está instituido: O que temos feito de nós mesmos, para onde desejamos ir, quais são nossas apostas ético-políticas?Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492