Concepções da deficiência: Embates entre versões ocidentais e contemporâneas em Moçambique
Palavras-chave:
Deficiências, Psicologia, Sócio-Espiritual, CulturaResumo
O presente artigo tem por finalidade discutir as práticas profissionais de psicologia em Moçambique, especialmente no campo da deficiência, num contexto em que as crenças tradicionais são carregadas como marcas que se estabelecem nas relações interpessoais. Buscaremos as possíveis articulações entre os conhecimentos ocidentais, ditos "globais" e os conhecimentos tradicionais moçambicanos, ditos "locais”.
Para ampliar nossas reflexões nos apoiamos nas buscas bibliográficas de autores como Altuna, Despret, Latour, Hawary, Saada, Mia Couto, Chiziane. Esses autoteres nos ajudaram a estender os horizontes e detalhar com mais vagar a questão da deficiência e suas relações com os antepassados, às crenças e a cultura. As narrativas que por opção designamo-las de relatos e memórias nos permitiram colher mais informações sobre as diferentes concepções da deficiência na sociedade moçambicana e foram usadas como forma de produção de conhecimentos. As entrevistas nos permitiram abordar algumas práticas profissionais de psicologia em Moçambique. Podemos aprender durante este processo de escrita que há sempre um perigo quando a história é contada de um lado apenas. Concluímos que precisamos partilhar os conhecimentos ocidentais assim como os tradicionais moçambicanos de modo que nos seja possível ter uma prática profissional mais acessível e acolhedora. E dessa, produzir conhecimentos que sejam "glocais", isto é, que articulem o local e o global.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492