GEOMORFOSSÍTIOS NO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI, PIAUÍ, BRASIL
INVENTÁRIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO GEOMORFOLÓGICA
Resumo
Os estudos sobre Geodiversidade têm ganhado mais força em nível de Nordeste e como forma de contribuir com o estado do Piauí com o temático, este artigo objetiva a inventariação e a qualificação geomorfológica de geomorfossítios do município de Piripiri/Piauí como suporte a iniciativas de geoconservação. A metodologia para tal estudo baseou-se em Araújo (2021), devidamente adaptada. Foram identificados 9 locais de interesse geomorfológicos aqui denominados de geomorfossítios, a saber: GM1 – Geomorfossítio Pedra Ferrada; GM2 – Geomorfossítio Cachoeira do Escorrega; GM3 – Geomorfossítio Poção do Olho d’água grande; GM4 - Geomorfossítio Pilões do Caldeirão; GM5 – Geomorfossítio Pedra do Cantagalo; GM6 – Geomorfossítio Cachoeira Pingo do Velho Cosmo; GM7 – Geomorfossítio Complexo Buriti dos Cavalos; GM8 – Geomorfossítio Cachoeira da Jaqueira e GM9 – Geomorfossítio Cachoeira das Tuncas. Diante desse patrimônio geomorfológico diverso aqui inventariado para o município de Piripiri e considerando a pouca dinâmica econômica do município baseado na agricultura e pecuária, recomenda-se a implantação de estratégias em bases sustentáveis com vista à exploração destas áreas para o geoturismo, como forma de promover a geração de renda para os munícipes e assim quiçá melhorar a qualidade de vida dos mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.