DESAFIOS PARA A GESTÃO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA FAZENDINHA, MACAPÁ/AP
Resumo
O Amapá é o estado brasileiro com maior percentual do seu território sob proteção legal de áreas, em especial, unidades de conservação. Este artigo aborda as consequências da ausência de planejamento para a Área de Proteção Ambiental da Fazendinha. O objetivo foi analisar a ausência de instrumentos de gestão e manejo na Área de Proteção Ambiental da Fazendinha e as consequências para sustentabilidade socioambiental da unidade. Os procedimentos metodológicos combinaram coleta de dados, tendo como base as técnicas de pesquisas bibliográfica, documental, legal e levantamento em campo, tendo como abordagem a pesquisa qualitativa. Como resultado, inferiu-se que a sustentabilidade dos componentes ecossistêmicos da área corre sérios riscos de serem extintos, devido à ausência dos principais instrumentos de gerenciamento de uma unidade de conservação, zoneamento ambiental e plano de manejo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.