DINÂMICA DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E DO ARMAZENAMENTO DE ÁGUA EM RESERVATÓRIOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO LITORAL, CEARÁ, BRASIL
Resumo
Esse trabalho objetiva conhecer a distribuição das precipitações pluviométricas para classificar os períodos de chuva e associa-los ao processo de recarga dos reservatórios ao longo da bacia hidrográfica do litoral. O procedimento metodológico consiste na aplicação estatística dos quantis para determinar limiares de Q0,15, Q0,35, Q0,50, Q0,65 e Q0,85 baseando-se em Pinkayan (1966) e Xavier (2007), para classificar os períodos muitos secos, secos, normal, chuvoso e muito chuvoso. A série histórica considerou os registros de (1992 a 2022) perfazendo 30 anos de dados pluviométricos consultado na FUNCEME. Os dados dos reservatórios foram consultados na COGERH. Os resultados apontam que o posto pluviométrico de Irauçuba, obteve o menos acumulado da bacia classificando com 131,1 mm no ano de 1993 e classificando-se como muito seco, no ano de 2009 com 1062,7 mm classificando-se como muito chuvoso. Respetivamente o posto de Trairi registrou cerca de 2182,8 mm em 2009 classificado como muito chuvoso, seguido por Itarema com 2529 mm em 2009 classificando-se como muito chuvoso, seguido por Uruburetama com 1837,7 mm em 2009 registram os maiores acumulados. Os reservatórios indicam que o período de baixa recarga e seca estão associados aos períodos muito seco dos postos pluviométricos. É possível concluir que os dados podem subsidiar o processo de gestão territorial aos gestores públicos locais sobre possíveis tomadas de decisões estratégicas na bacia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.