ANÁLISE DO CLIMA URBANO DE CAJAZEIRAS-PB
Resumo
No transcorrer do processo da industrialização, houve a intensificação do fenômeno da urbanização em quase toda a superfície terrestre, repercutindo na dinâmica climática desde a escala local a global, fazendo, assim, aparecerem inquietações na comunidade cientifica e sociedade sobre o futuro climático do mundo, impulsionando o surgimento de fóruns e eventos em busca de acordos intragovernamentais para a redução dos níveis de poluição e degradação do meio ambiente. Na presente pesquisa o objetivo consistiu contribuir com o estudo do clima urbano em cidades pequenas do semiárido brasileiro, por meio da análise do microclima local, uso e ocupação do solo na cidade de Cajazeiras-PB. A fundamentação teórico-mitológica principal foi a proposição do Sistema de Clima Urbano (S.C.U.) criada por Monteiro (1976). Os procedimentos metodológicos foram realizados em 5 etapas, sendo essas as seguintes: etapa 1 - busca de literatura sobre a cidade e bibliografia referente à temática; etapa 2 - Reconhecimento da área de estudo, demarcação e escolha dos pontos de coleta de dados e a instalação dos abrigos climáticos de PVC e aparelhos coletores de dados; etapa 3 – realizou-se a coleta de dados; etapa 4 – executou-se a análise comparativa de dados do INMET junto aos modelos Termohigromêtro datalogger Icel HT-4010 instalados ao longo da cidade de Cajazeiras-PB; etapa 5 - executou-se a construção e confecção de gráficos. Durante o estudo foram utilizados conceitos importantes como o conceito de cidade, e classificação de cidades de portes pequenos. A pesquisa observou variações comportamentais nos registros de dados, onde área com características similares apresentaram divergências. Por fim o trabalho proporcionou verificar a existência de quatro microclimas locais, bem como o alcance do objetivo delimitado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.