A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E O NEOLIBERALISMO:
UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumo
A pesquisa que originou este artigo realizou análises teóricas sobre as ações da Base Nacional Comum Curricular na educação pública e sua relação com as políticas neoliberais, o que vem acarretando importantes impactos na educação como um todo, mas principalmente, na educação pública. Impactos esses negativos que têm atingido as classes menos favorecidas. Nas últimas décadas, tem se observado que as políticas neoliberais se alastram pela sociedade. Objetivou-se compreender como a educação pública é afetada e a maneira como a desvalorização e a precarização docente estão de acordo com o capitalismo. O artigo também avalia a importância de promover o debate acerca da temática com auxílio de revisão bibliográfica. Evidencia-se, também, que os currículos propostos no Brasil foram elaborados com o objetivo de atender aos interesses de outros órgãos internacionais. Conclui-se que a educação pública é forçada e levada a se render ao capitalismo, e para que se possa haver qualquer mudança positiva é necessário redefinir a identidade da educação brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.