ANÁLISE DE VULNERABILIDADE À PERDA DE SOLO NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO DO PEIXE, MUNICÍPIO DE MORRINHOS, CEARÁ, BRASIL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar os diferentes níveis de vulnerabilidade à perda de solo na sub-bacia hidrográfica do riacho do Peixe, entre os municípios de Morrinhos e Santana do Acaraú, Ceará, Brasil. Para isto, usou-se como metodologia a construção de um banco de dados geográficos com auxílio do software QGIS versão 3.16-Hanover, a partir dos critérios Geologia (G), Declividade (D), Pedologia (S), Uso e Cobertura (U) e Clima (C). Foram identificadas na sub-bacia quatro classes de vulnerabilidade a processos erosivos. Os resultados mostraram que as classes com predominância de processos pedogenéticos somaram 14,43% da área da sub-bacia. Aquela cujos processos representam equilíbrio entre a pedogênese e a morfogênese foi 85,57%. Na média, a bacia se classifica como intermediária, ou seja, apresentando equilíbrio entre os processos pedogenéticos e morfogenéticos, com valor de vulnerabilidade médio igual a 2.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.