A PARTICIPAÇÃO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL NO AGENCIAMENTO COLETIVO DE MICROEMPREENDEDORES DA PERIFERIA DE SOBRAL/CE
Resumo
Neste trabalho, abordaremos os agenciamentos coletivos de enunciação representados pelo do poder público municipal na periferia cidade de Sobral- CE, no contexto do engajamento dos moradores da periferia da cidade ao microempreendedorismo. Destacamos, assim, o discurso oficial e as medidas efetivadas pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico-STDE do município e as ações realizadas pelos moradores desses bairros para se tornarem empreendedores. O objetivo geral foi compreender os discursos e os agenciamentos coletivos do poder público para adesão ao microcrédito referenciado como potencializador do microempreendedorismo. Com base neste recorte, a abordagem qualitativa da pesquisa contemplou também as impressões da/os pesquisadora/es sobre como alguns empreendedores recebem as orientações do poder público via qualificação profissional, formalização dos empreendimentos e realizam essas ações no território urbano. Desse modo, entendemos que esses agenciamentos são articulados pelos trabalhadores que passam a realizar movimentos no território para concretizarem seus “pequenos negócios”, realizando des-re-territorializações tanto na área central da cidade como nos próprios bairros onde residem em busca por espaços na cidade que acomodem suas necessidades e ações que sejam mais rentáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.