DA PRODUÇÃO SOCIAL DO LIXO À PRODUÇÃO DE MERCADORIAS
Resumo
Objetivou-se nessa discussão relacionar a produção social do lixo com a produção de mercadorias, em uma perspectiva social e histórica, com ênfase na gestão do lixo, obsolescência dos produtos industrializados e na reciclagem como alternativa para produção de novas mercadorias para o consumo humano. De modo geral, as mudanças nas relações sociedade-natureza somadas à produção industrial de mercadorias contribuíram para um aumento significativo da produção social do lixo que conquistou dimensões, progressivamente, maiores com o advento da sociedade de consumo, a aceleração da obsolescência e o descarte precoce dos bens de consumo. O desenvolvimento e difusão global do capitalismo, com articulações do local ao global, facultaram uma globalização do lixo onde a produção do lixo e sua problemática, para mais ou para menos, faz parte da própria existência humana. Em termos metodológicos esta é uma pesquisa de natureza reflexiva e bibliográfica, que se dedica a fazer um esforço reflexivo sobre a temática ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.