MEDIAÇÃO E ZONA DE DESENVOLVIMENTO IMINENTE:
APONTAMENTOS A PARTIR DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
Resumo
Esse artigo apresenta uma reflexão teórica sobre o pensamento de Vygotsky como contribuição metodológica para o ensino dos componentes físico-naturais na Geografia Escolar. Para muito, buscamos explicitar os conceitos de mediação pedagógica e semiótica, junto ao de Zona de Desenvolvimento Iminente, mostrando também a importância dos conceitos cotidianos como forma de transição para os conceitos científicos. Esse processo foi articulado à breve análise epistemológica da geografia física e, posteriormente, à uma reflexão sobre a importância dos componentes físico-naturais como prática social integradora do/a aluno/a consigo mesmo e o mundo. Objetiva-se construir um percurso teórico-metodológico à luz da teoria histórico-cultural que possibilite o/a professor/a trabalhar os componentes físico-naturais levando em consideração a espacialidade do fenômeno no espaço geográfico. Assim, espera-se contribuir para o entendimento onde os processos geográficos são vistos de modo relacional e contraditório, possibilitando o rompimento da dicotomia entre Geografia Física e Humana. No tocante à Geografia Escolar este movimento possibilita que o Ensino de Geografia seja realizado considerando a totalidade aberta dos processos, a partir da interação da humanidade no meio e as tensões decorrentes do encontro. Todo percurso do artigo está assentado em uma perspectiva dialética, onde a teoria histórico-cultural de Vygotsky é importante instrumento para construção do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.