MEDIAÇÃO E ZONA DE DESENVOLVIMENTO IMINENTE:

APONTAMENTOS A PARTIR DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

Resumo

Esse artigo apresenta uma reflexão teórica sobre o pensamento de Vygotsky como contribuição metodológica para o ensino dos componentes físico-naturais na Geografia Escolar. Para muito, buscamos explicitar os conceitos de mediação pedagógica e semiótica, junto ao de Zona de Desenvolvimento Iminente, mostrando também a importância dos conceitos cotidianos como forma de transição para os conceitos científicos. Esse processo foi articulado à breve análise epistemológica da geografia física e, posteriormente, à uma reflexão sobre a importância dos componentes físico-naturais como prática social integradora do/a aluno/a consigo mesmo e o mundo. Objetiva-se construir um percurso teórico-metodológico à luz da teoria histórico-cultural que possibilite o/a professor/a trabalhar os componentes físico-naturais levando em consideração a espacialidade do fenômeno no espaço geográfico. Assim, espera-se contribuir para o entendimento onde os processos geográficos são vistos de modo relacional e contraditório, possibilitando o rompimento da dicotomia entre Geografia Física e Humana. No tocante à Geografia Escolar este movimento possibilita que o Ensino de Geografia seja realizado considerando a totalidade aberta dos processos, a partir da interação da humanidade no meio e as tensões decorrentes do encontro. Todo percurso do artigo está assentado em uma perspectiva dialética, onde a teoria histórico-cultural de Vygotsky é importante instrumento para construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

José Luiz Alves Neto

Graduando em Geografia, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG

Sandra de Castro de Azevedo

Doutora em Geografia e Professora Associada da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG

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Publicado

2023-11-23

Como Citar

Alves Neto, J. L., & Azevedo, S. de C. de. (2023). MEDIAÇÃO E ZONA DE DESENVOLVIMENTO IMINENTE: : APONTAMENTOS A PARTIR DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Territorium Terram, 6(9), 354–366. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5262