VIVÊNCIA DA SUCESSÃO HABITUAL DE TIPOS DE TEMPO NO INTERIOR DA REGIÃO SUL DO BRASIL
TRIBUTO À ABORGAGEM DE CARLOS AUGUSTO DE FIGUEIREDO MONTEIRO
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal o relato de experiência coletiva de monitoramento, observação da atmosfera próxima a superfície e aprendizagem, durante um roteiro de campo de uma semana (29/07/2023 a 05/08/2023) no sul do Brasil. O ponto de partida foi Pelotas (RS) e o destino Guarapuava (PR), acompanhando o caminho de um anticiclone polar que acabou reforçando a estabilidade do Anticiclone do Atlântico Sul interiorizado sobre território brasileiro mais a norte. Ambos os sistemas propiciaram a verificação de ocorrência de inversão térmica em diferentes escalas. Os instrumentos utilizados em campo foram: termômetro, altímetro e máquina fotográfica. Os dados foram registrados em bloco de notas. Posteriormente a viagem, juntamente com a organização do material, foram analisadas as cartas sinóticas do período em análise e, ainda, agregados aportes teóricos sobre a sequência habitual dos tipos de tempo e fenômenos observados. A releitura de escrito clássico de Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro sobre o ciclo de uma onda de frio no sul do Brasil, foi revelador para o entendimento do observado em campo. Os autores chegaram à conclusão que presenciaram uma rara oportunidade de observar fenômenos atmosféricos ligados a estabilidade atmosférica, em especial as inversões térmicas, por tantos dias seguidos no sul do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.