SABERES DOS POVOS DE UMBANDA NO TERRITÓRIO DISCIPLINAR DA GEOGRAFIA:
TENSIONALIDADES E POTENCIALIDADES
Resumo
Este artigo analisa como saberes tradicionais de povos sagrados – povos de umbanda podem ser potenciais no ensino de Geografia. A metodologia utilizada compreendeu revisão bibliográfica, análise documental da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) de Geografia e interlocução com representantes do povo de Umbanda da cidade de Sobral. Por meio dos saberes expressos nas narrativas dos representantes do povo de umbanda, propomos uma análise sobre os temas contidos na BNCC de geografia que tratam das competências e habilidades da educação geográfica que contemplem as questões interculturais. Como resultado das análises, destacamos que o ensino de geografia tem a potencialidade de promover uma educação libertadora não reprodutora das desigualdades e da manutenção das hegemonias dominantes. Se faz necessário, portanto, repensar, no contexto da educação geográfica, a qualificação do currículo e a prática docente, reconhecer outras epistemologias, reinventar o cotidiano da sala de aula e a vivência nos espaços educativos, garantir o pensamento autônomo dos estudantes, proporcionar protagonismo e contribuir para uma educação intercultural e inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.