GEOGRAFIA ESCOLAR E AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA BNCC:
(DES)CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Resumo
Este estudo almejou analisar como o ensino das temáticas físico-naturais está inserido na Geografia Escolar nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de estudo o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), através de uma pesquisa documental. Ficou evidente que as temáticas físico-naturais na disciplina de Geografia ainda se encontram muito enraizadas em uma perspectiva conservadora, analítica e descritiva, distanciando-se das realidades e contextos dos alunos, contribuindo para seu afastamento no âmbito escolar. Compreendemos que a BNCC tem como finalidade servir como um referencial de apoio na reformulação dos currículos escolares brasileiros, na tentativa de unificação do ensino, e que o reflexo destas orientações ficam sob responsabilidade de cada instituição escolar em adaptá-las à sua realidade como resposta às problemáticas em que estão inseridas. De todo modo, refletimos que a BNCC por si só não é capaz de definir os caminhos que a educação escolar pode seguir, uma vez que, para a conquista dessas competências e habilidades, é necessária a intermediação do professor na seleção e na organização de conteúdos dentro das atribuições de cada componente curricular. Nesse sentido, enfatizamos a necessidade de uma abordagem significativa e contextualizada dentro do ensino de Geografia que aproxime os alunos da realidade vivenciada e os ajudem a perceber o seu contexto e suas relações com os conteúdos das temáticas físico-naturais.
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