MAPAS MENTAIS, INUNDAÇÕES URBANAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA:
ESTUDO DE CASO COM OS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO-RJ
Resumo
A utilização dos mapas mentais como recurso didático vem crescendo nas aulas de Geografia Física, pois permite a compreensão da dinâmica da natureza e suas interações com a sociedade, na medida que retrata, a partir dos elementos imagéticos dos estudantes, a leitura de mundo que estes possuem, especialmente sobre as relações homem e natureza. Nesse sentido, este trabalho busca analisar os resultados de atividade sobre mapas mentais, a partir do tema “Bacias Hidrográficas e as Inundações Urbanas” o qual foi desenvolvido com uma turma de 1º ano do Ensino Médio realizado na escola CIEP 439 Luiz Gonzaga Júnior no município de São Gonçalo – RJ. A escola situa-se na bacia hidrográfica do Rio Alcântara, maior bacia do município, onde os rios Mutondo e Alcântara são seus afluentes. A atividade destacou a relação deles com os rios da região onde vivem. Para realização do trabalho, utilizou-se como metodologia a abordagem de pesquisa “Estudo de Caso”, pois concebe o conhecimento como um processo socialmente construído pelos sujeitos nas suas interações cotidianas, enquanto atuam na realidade, transformando-a e sendo por ela transformados. Assim, esse método busca a integração entre o conteúdo e a realidade dos estudantes, para associar os componentes naturais, sociais e políticos da bacia do município. Destarte, os resultados mostraram que eles possuem uma perspectiva socioambiental, porque atrelam a responsabilidade maior das inundações aos seres humanos e as suas ações de degradação à referida bacia.
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