MAPEAMENTO DO CONJUNTO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO DE SÃO JOÃO DEL REI
GESTÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO URBANO
Resumo
Este artigo apresenta o mapeamento do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico do município de São João del-Rei -MG, com ênfase na discussão de seus atributos arquitetônicos e estilísticos, representados em mapas temáticos. O Conjunto foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1938 e, atualmente, a responsabilidade pela sua preservação é do Escritório Técnico, localizado na cidade de São João del-Rei. Discute-se a necessidade de conhecimento estruturado para promover ações de preservação e gestão do patrimônio urbano, partindo- se do pressuposto de que os mapas temáticos são importantes à pesquisa e à análise, permitindo que os pesquisadores e gestores do patrimônio identifiquem padrões e tendências no espaço ao longo do tempo. A fundamentação teórica- metodológica teve como base os conceitos de Crowdsourcing e Volunteered Geographic Information que são modos de colaboração para aquisição de dados geográficos. Ao longo do texto, discute-se a necessidade de pautar as ações de gestão do patrimônio cultural no conhecimento pleno do território sobre o qual operam. A análise dos dados de caracterização da área, viabilizadas por sua representação em mapas temáticos, permitirá que o IPHAN trace diretrizes de preservação mais assertivas, tendo como base o conhecimento da área sobre a qual atua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.