A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
UM OLHAR A PARTIR DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
Resumo
Este texto, de natureza qualitativa, do gênero relato de experiência com abordagem reflexível, tem o objetivo de discutir a importância do PIBID na formação docente, especialmente na Geografia. Para isso, retomam-se os resultados obtidos com o programa realizado no período de 2018 a 2020, na área de Geografia, na Escola Estatual Ministro Gabriel Passos, na cidade de São João del-Rei, como material de discussão deste artigo. Para fundamentar a discussão, é considerada a concepção de Saberes docentes em Maurice Tardif (2002), com ênfase no Saber da Experiência, entre outros autores como Helena Callai (2013), Antoni Zabala (1988), Alarcão e Roldão, (2014), Farias e Cardoso (2021) entre outros. No texto são considerados também os objetivos do programa institucional e os objetivos específicos do PIBID/Geografia. A partir desses objetivos e da base sobre formação e saber da experiência é realizada a discussão dos relatos relacionados ao PIBID/Geografia. Os resultados observados entre os trabalhos e as ações desenvolvidas na referida escola mostram as contribuições do PIBID/Geografia na formação inicial dos estudantes. Essas contribuições são sobre conhecimentos pedagógicos, didáticos, específicos da Geografia, além das relações sociais, humanas e críticas estabelecidas. Isso reforça a importantica do programa para as licenciaturas, especialmente para a Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei.
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