O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS
UM OLHAR PARA OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS
Resumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa de cunho bibliográfico que foi desenvolvida com o objetivo de identificar se, e como os componentes físico-naturais aparecem na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e no Currículo Estadual do Piauí, nos anos finais do ensino fundamental, se da forma que aparecem, favorecem a aprendizagem desses conteúdos. O artigo traz uma breve discussão sobre os componentes físico-naturais, com base, principalmente, em Morais e Roque Ascenção (2021), uma análise da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do currículo do Estado do Piauí, ambos com foco no componente curricular da Geografia. Em seguida, com base em Brasil (2017) e Silva (2019) apresenta os componentes físico-naturais, trabalhados em Geografia, nos anos finais do Ensino Fundamental. No desenvolver da pesquisa, foi possível perceber que esses componentes estão presentes tanto na BNCC, como no currículo do Estado do Piauí, porém concentrados, na sua maioria, em uma unidade temática: Natureza, ambiente e qualidade de vida e no sexto ano dessa etapa da educação básica. Ao final da pesquisa, pode-se afirmar que é possível perceber a presença desses componentes, a partir dos conhecimentos gerais destinados a unidade temática e ano de estudo, bem como nas habilidades apontadas na BNCC, habilidades estas, que se espera que o educando tenha desenvolvido ao término do ano de estudo correspondente. Observa-se, porém, que além da presença desses conteúdos nos documentos oficiais, faz-se necessária a contribuição de outros elementos para que se possa garantir uma aprendizagem significativa aos educandos.
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