A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E AS POLÍTICAS DE TURISMO COMO POTENCIALIZADORAS DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL
Resumo
O presente estudo busca desnaturalizar a (re)produção do espaço na construção de uma cidade turística, se atentando a intencionalidade e a forma com que o Capital homogeneíza, fragmenta e hierarquiza um local que se urbaniza para comportar e potencializar a atividade do turismo. É dado destaque ao caso de Poços de Caldas, uma cidade média do Sul de Minas, que devido a sua localização em uma caldeira vulcânica dá início a sua trajetória através do turismo de cura com as águas sulfurosas. Passando assim pelos processos de consolidação do espaço urbano, sendo eles o pré-industrial com o turismo de cura, a fase industrial devido à forte influência da mineração e expansão populacional e sua fase pós-industrial que se dá após a crise da década de 80 concentrando suas políticas ao turismo e bens consumo, transformando assim a qualidade de vida da classe trabalhadora local em mercadoria refém de uma especulação vinculada ao fetiche capitalista. Através da referência bibliográfica o estudo pretende conectado a geografia crítica de influência marxista através de Lefebvre apontar as contradições criadas pela concentração de bens de consumo na consolidação de sua fase pós-industrial e como isso reconfigurou a estrutura de divisão do trabalho e da produção do espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.