A TRÍADE NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NO BAIRRO DO PINHEIRINHO – ALFENAS/MG
Resumo
A tríade pode ser considerada uma situação teórica de apreensão do movimento do pensamento para compreender o espaço social e, também, pode ser visto como elemento de análise para decifrar os conteúdos da produção do espaço. O bairro do Pinheirinho está localizado a oeste da cidade de Alfenas/MG, situada na mesorregião geográfica Sul/Sudoeste de Minas Gerais. O bairro é apreendido na concepção de uma realidade não dualista. A tríade apresentada nessa pesquisa é composta pelos conceitos de apropriação, produção e propriedade, que são indissociáveis, pois fazem parte de uma mesma realidade, inserida em uma totalidade aberta (lógica dialética), a qual foi captada através do som, dos elementos de ritmanálise, derivas, fotografias e das entrevistas. Na perspectiva marxista, a teoria nada produz, ela reproduz idealmente o movimento do objeto real. A metodologia proposta que, também, permite a construção da tríade, foi determinada pela importância dos três termos em sua relação com a realidade e com o real. Outro fator importante foram os conjuntos das determinações. Os termos da tríade estão contextualizados dentro de um todo, ela não é um modelo abstrato, interfere na produção do espaço do bairro, e está contida implicitamente no cotidiano e no lugar. No movimento da tríade ao alcançar o cotidiano nos deparamos com o infracotidiano, ou seja, os moradores do bairro estão, em certa medida, distantes daquilo que a sociedade capitalista delimita como cotidiano, imersos em algum nível da sobrevivência. Os sujeitos que se estabelecem no bairro se apropriam do espaço. Nesse sentindo, as relações entre a produção e a propriedade anunciam o terceiro termo, a apropriação, diretamente atinente ao valor de uso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.