CORPOS FEMININOS E RISCO SOCIAL

MAPEAMENTO COLABORATIVO ENTRE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO

Autores

Resumo

A discussão mobilizada neste trabalho relaciona-se com as contribuições da educação geográfica para a análise da espacialidade da vulnerabilidade de gênero, considerando alunas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, em São João del-Rei, Brasil. Para isso, desenvolveu-se um percurso educativo geográfico que leva em consideração as geografias, espacialidades e o cotidiano das estudantes. Por meio de metodologias qualitativas, referente a pesquisa-ação e leitura dos espaços geossimbólicos, foram analisadas as falas, percepções, vivências e narrativas das jovens em relação à dimensão espacial do risco social decorrente da desigualdade de gênero. Considerando, em particular, a oficina “Mapeamento colaborativo: entre lugares de medo, perigo e (re)existências”, reflete-se acerca dos espaços em que as alunas se sentem mais expostas e vulneráveis, além de lugares de acolhimento frente às violências de gênero. A partir dos resultados, evidencia-se a importância de pensar práticas educativas representativas das espacialidades das juventudes, considerando o marcador social-identitário do gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alícia de Oliveira Moreira Pereira

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de São João del-Rei

Carla Juscélia de Oliveira Souza

Departamento de Geociências. Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2023-11-26

Como Citar

Pereira, A. de O. M., & Souza, C. J. de O. (2023). CORPOS FEMININOS E RISCO SOCIAL: MAPEAMENTO COLABORATIVO ENTRE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO. Revista Territorium Terram, 6(Edição Especial 1), 107–121. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5303