IMPACTOS DE ATIVIDADES CICLÍSTICAS NOS SOLOS DE AMBIENTES NATURAIS NO DISTRITO DE SÃO GONÇALO DO BAÇÃO, MUNICÍPIO DE ITABIRITO, MG
Resumo
Um número crescente de pessoas a fim de fugir do estresse dos grandes centros urbanos vem buscando o contato com a natureza, associando-o muitas vezes a prática de esportes como o ciclismo de montanha ou bicicleta todo terreno (BTT). O aumento desse contingente pode causar impactos ao ambiente que o recebe, sendo necessário um profundo conhecimento das condições ambientais destas áreas. Neste trabalho foram avaliadas as condições da estrutura pedológica, a penetrometria e a infiltrometria, cujos resultados em campo foram correlacionados a análises de solo em laboratório. A metodologia avaliada apresentou excelente resposta em campo e foi capaz de inferir o que se apresentou nos resultados. A metodologia utilizada possui baixo grau de dificuldade em sua aplicação e apresenta respostas rápidas a alteração das condições de campo. A presença das bicicletas afetou negativamente o solo do leito das raias experimentais, sendo imperativo o monitoramento de áreas utilizadas na prática do BTT, para garantir a sustentabilidade ambiental deste esporte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.