O RESERVATÓRIO BELDROEGA (PARAÚ/RN) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
Os educandos da educação básica necessitam compreender a relação dos fatores físico-naturais com a sociedade por meio da Geografia, o ensino das temáticas físico-naturais permite fazer a relação sociedade-natureza, sendo efetiva para a compreensão do espaço de vivência desses alunos, torna-se assim um agente responsável por propiciar ao aluno a capacidade de distinguir características espaciais e os fenômenos geográficos. Contudo, na maior parte das vezes o trabalho com essas temáticas se dá de forma mais geral. Algumas situações podem colaborar para que isso ocorra, interferindo na forma como a disciplina de Geografia é conduzida e nas propostas didáticas para trabalhar as aulas. Assim, a nossa pesquisa teve como objetivo entender a abordagem utilizada para se trabalhar as temáticas físico-naturais no ensino fundamental II, numa turma de 8° ano de uma escola pública em Paraú, a fim de propor práticas pedagógicas para se trabalhar esses conteúdos nas aulas de Geografia. Para tal, utilizou-se questionário semiestruturado, aulas expositivas dialogadas, aula de campo e mapa mental. Diante da análise das informações percebemos que os alunos não conseguem relacionar os conceitos de hidrografia com a hidrografia do município. Discutimos, então, o ensino das temáticas físico-naturais do espaço na Geografia escolar e da utilização de possíveis ferramentas metodológicas para o ensino aprendizado e da formação cidadã. Conclui-se que a partir da utilização dessas ferramentas as aulas tornam-se mais interessantes, os alunos compreendem melhor os conteúdos e participam mais das aulas
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