GEOTECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS RECENTES (2018-2022)?

Autores

Resumo

A produção científica acerca da utilização de geotecnologias para o ensino de geografia tem crescido nos últimos anos. Esse fato e a busca por entender os desafios e as possibilidades oriundas dessa utilização originaram o presente artigo, cujo objetivo foi compreender como essas produções têm se estruturado e quais discussões vêm sendo empreendidas. Portanto, foi realizado um levantamento na Plataforma de Teses e Dissertações da CAPES, considerando pesquisas publicadas entre 2018-2022. Foram selecionadas para o estudo pesquisas que discutem a mediação da aprendizagem em geografia, com auxílio dos instrumentos geotecnológicos, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Na discussão dos trabalhos analisados, buscou-se refletir sobre os aspectos e concepções didáticas presentes, reconhecer possíveis novas frentes de investigação e perceber desafios atrelados a essa temática. Além desses aspectos, a análise dos textos ressalta a existência de um longo caminho a ser percorrido para que, enfim, se possa falar efetivamente das potencialidades das geotecnologias na proposição de um ensino de geografia que auxilie os estudantes a pensarem geograficamente o mundo, tendo os métodos, linguagens, instrumentos e conceitos da geografia como meio para tal pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Luan Giarola, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei.

Carla Juscélia de Oliveira Souza, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

Giarola, L. L., & Souza, C. J. de O. (2024). GEOTECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS RECENTES (2018-2022)?. Revista Territorium Terram, 7(12), 289–303. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5397