ENTRE RISCOS E VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS ASSOCIADOS À QUESTÃO CLIMÁTICA:

O PAPEL DO ESTUDO DO MEIO PARA UMA EDUCAÇÃO PARA O RISCO E COMPREENSÃO DA REALIDADE

Autores

Resumo

As transformações ocorridas no espaço pela sociedade estão levando a uma série de alterações climáticas, o clima das cidades está mudando e alguns eventos estão se tornando mais intensos, frequentes e desiguais. Apesar de se tratar de um mesmo fenômeno, a população não será atingida da mesma forma, sendo as pessoas com menor poder aquisitivo aquelas mais vulneráveis. No Brasil, apesar de vivermos sob os riscos das chuvas intensas e outros fenômenos atmosféricos, não estamos preparados para lidar/agir com eles e suas consequências. Por essa razão, na escola, os currículos precisam ser repensados e nossas práticas, também, para que possamos contextualizar e abordar esses fenômenos na sala de aula. O estudo do meio se configura como uma metodologia possível para trabalharmos questões relacionadas aos riscos socioambientais esse tema. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a importância do estudo do meio para compreender a realidade, as vulnerabilidades e riscos socioambientais. Acredita-se que no desenvolvimento de suas etapas (observação, descrição do lugar, experimentos, resolução de problemas) o estudante é capaz de fazer relações entre o conteúdo e o meio no qual está inserido (dando sentido ao currículo). Através dessa metodologia também consiga agir antes, durante e após o evento, auxiliando na construção de cidadãos críticos, participativos e representativos nas suas comunidades.

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Publicado

2025-01-12

Como Citar

Cardoso, C. (2025). ENTRE RISCOS E VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS ASSOCIADOS À QUESTÃO CLIMÁTICA:: O PAPEL DO ESTUDO DO MEIO PARA UMA EDUCAÇÃO PARA O RISCO E COMPREENSÃO DA REALIDADE. Revista Territorium Terram, 8(14), 169–182. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5401