O MUSEU DAS ÁGUAS DA AMAZÔNIA COMO ESPAÇO DE SENSIBILIZAÇÃO E DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM - PA
Resumo
Este artigo é formulado a partir das experiências acumuladas através de projeto de extensão universitária Museu das Águas da Amazônia, da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará – MAAM/FGC/UFPA. Visa promover por meio de princípios da educação ambiental inclusiva ações educacionais voltadas à integração dos professores, alunos do ensino fundamental I e II, ensino médio e lideranças comunitárias em escolas públicas e privadas nos municípios da Região Metropolitana de Belém, na gestão participativa local dos recursos hídricos conforme a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/97) integrada com a gestão do saneamento básico prevista na Política Nacional de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/07), com a educação ambiental através da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tendo seu objetivo primário, visando o desenvolvimento de ações educacionais e atividades de extensão universitária com abordagens de natureza comunitárias e coletivas, firmados no modo de vida ribeirinho e na valorização do saber tradicional da produção audiovisual como ferramenta de difusão de princípios norteadores da educação ambiental aplicados ao ensino de geografia pautada na representação social como instrumento para tornar os sujeitos (re)conhecedores de sua própria realidade e a identificação de sua própria diversidade cultural junto as comunidades escolares ribeirinha, rural e urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.