A DINÂMICA ECONÔMICA NA REGIÃO QUE COMPREENDE O ARRANJO POPULACIONAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, MG
Resumo
Desde o ciclo do ouro, no período do Brasil Colônia, a região do Campo das Vertentes, localizada no estado de Minas Gerais, assiste a uma mudança de suas capacidades econômicas, inclusive acarretando alteração do espaço e território. Inserido nesta região, atualmente está localizado o arranjo populacional do município de São João del-Rei, que inclui as vizinhas cidades de Coronel Xavier Chaves, Santa Cruz de Minas e Tiradentes. A realidade atual desse arranjo está inserida em um momento em que a dinâmica dos mercados tem exigido uma contínua adequação das práticas governamentais, como a implantação de projetos pilotos ou a implementação de redes de especialização região produtiva, além da adaptação de empresários e investidores às características que cada território possa oferecer. Através de uma revisão bibliográfica que contou inclusive, com o acesso a arquivos de páginas governamentais e de empresas, verificamos que a região conta com uma importante pluralidade econômica, que vai desde os tradicionais setores da mineração e agropecuária, passando pela expansão da indústria de transformação e da fabricação de móveis. O arranjo conta com uma diversificação comercial, principalmente na sede. O setor de serviços se destaca com os estabelecimentos dedicados a atender aos turistas com serviços de hospedagem, alimentação e lazer. Finalmente a administração pública e seus órgãos governamentais, além das instituições de ensino técnico e superior, completam a cadeia econômica de geração de emprego e renda no arranjo
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.